top of page

Resenha de um Sábio Rei - parte III

Eclesiastes capítulo III

Há tempo para tudo

'Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz. O que ganha o trabalhador com todo o seu esforço? Tenho visto o fardo que Deus impôs aos homens. Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive. Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho é um presente de Deus. Sei que tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. Deus assim faz para que os homens o temam. Aquilo que é, já foi, e o que será, já foi anteriormente; Deus investigará o passado. Descobri também que debaixo do sol: No lugar da justiça havia impiedade; no lugar da retidão, ainda mais impiedade. Fiquei pensando: O justo e o ímpio, Deus julgará ambos, pois há um tempo para todo propósito, um tempo para tudo o que acontece. Também pensei: Deus prova os homens para que vejam que são como os animais. O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida ; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Nada faz sentido! Todos vão para o mesmo lugar; vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão. Quem pode dizer se o fôlego do homem sobe às alturas e se o fôlego do animal desce para a terra? Por isso concluí que não há nada melhor para o homem do que desfrutar do seu trabalho, porque esta é a sua recompensa. Pois, quem poderá fazê-lo ver o que acontecerá depois de morto?'


Qual sentido do tempo?


Aqui o grande Rei nos traz o entendimento sobre o Poder supremo de Deus, em que o tempo, que é totalmente controlado por Deus. Ele determina quando choraremos e quando sorriremos, quando devemos plantar e colher, não somo nós seres humanos que estabelecemos isso, nós estamos apenas aqui para viver e usufruir da criação de Deus, de tudo aquilo determinado por Deus, e que nós não temos poder nenhum para entender como e porque Deus faz o que faz, muito menos o conseguimos explica-lo. Temos dentro de nós um anseio pela eternidade colocado aqui pelo próprio Deus.

Nada na vida humana pode satisfazer a necessidade que somente Deus satisfaz.

Deus nos deu vida, inteligência, energia para o trabalho, Deus nos presenteou com prazeres, que devemos todos vive-los, e quando vivemos segundo as regras de Deus, experimentamos os prazeres da melhor forma e sentimo-nos preenchidos, maravilhados por poder vive-los completamente.


Algo no versículo 6 da versão NTLH me chamou atenção, nas outras versões não está tão claro, mas Deus nos deu a estratégia de economizar o dinheiro, sim, precisamos guarda-lo, poupa-lo, porém com uma finalidade, que possamos gasta-lo para nossa alegria e prazer, por exemplo só quem pode comprar seu carro próprio, sua casa própria, fazer a viagem dos sonhos viveu uma satisfação, um prazer indizível.


Deus nos leva a teme-lo, ual! o temor a Deus gera em nós um sentimento de obediência, não é um medo de ser castigado, mas uma preocupação em desagrada-lo, entristece-lo.

Deus julgará os bons e os maus, e temos vividos dias de provação para que nosso ego, nosso orgulho e arrogância sejam pisoteados, afinal de contas da mesma forma que os animais morrem e viram pó, nós também morreremos e viraremos pó.

A recompensa pelo trabalho é o prazer que experimentamos com a vida que Deus tem para nós.



5 views0 comments

Recent Posts

See All

コメント


bottom of page